• SEJA BEM-VINDO

Obra Sacra Nossa Senhora do Presépio é incorporada ao acervo do Centro Cultural Palácio da Sé

Publicado em: 27/04/2023 Atualizado:: abril 27, 2023

 

A aquisição foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da PetroReconcavo e Suzano

 

Uma imagem sacra do século XVIII, que pertenceu à coleção de Stanislaw Herstal (1908-1987), será incorporada ao acervo do Centro Cultural Palácio da Sé – Dom Sebastião Monteiro da Vide, instituição que tem por objetivo oferecer à população um panorama sobre a história do Brasil a partir da expressão cultural e artística do período colonial, em Salvador – BA. Trata-se de Nossa Senhora do Presépio, cuja aquisição foi viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com o patrocínio da PetroReconcavo e Suzano.

 

A nova obra do acervo estará aberta para visitação a partir do dia 25 de abril. Fazem parte do projeto, visitas mediadas com grupos, especialmente escolares, além de palestra com especialistas. Esta iniciativa é uma forma de valorizar a cultura e a história da arte sacra brasileira, possibilitando o acesso à população e promovendo a educação patrimonial.

 

“A PetroReconcavo é uma empresa que nasceu na Bahia e para nós é uma satisfação fomentar a cultura local e contribuir com a preservação do nosso patrimônio”, explica o diretor de Tecnologia & Inovação e Comunicação, Daniel Costa.

 

Estudos realizados por historiadores apontam que a imagem integrou a cena principal de um presépio de alto valor em que figurava ao lado do menino Jesus em seu berço de palha e de São José. Ainda de acordo com pesquisas, antes de ser adquirida por Herstal, a imagem pertenceu à Antiga Sé da Bahia, demolida em 1933.

 

Além da imagem de Nossa Senhora do Presépio, outras duas obras de imaginária sacra cristã setecentista, que se encontram em antiquário baiano (Itamar Musse Antiquário), estão no projeto em captação para integrar o acervo do Centro Cultural Palácio da Sé – Dom Sebastião Monteiro da Vide.

 

“A aquisição dessas obras é uma oportunidade para resgate e democratização deste acervo colonial, propiciando o início de ação de completude necessária para entendimento e disseminação de conhecimento sobre a Arte Colonial em sua face mais representativa, a religiosa”, conclui o historiador da arte Prof. Luiz Freire.

 

“Perto de completar 100 anos e com mais de três décadas de atuação na Bahia, a Suzano entende que a incorporação das obras ao Centro Cultural Palácio da Sé é histórica, reforçando o papel estratégico e potencial da cultura. Ao contribuir para iniciativas como essa, reafirmamos o alinhamento a um dos nossos direcionadores de cultura que é gerar e compartilhar valor. Acreditamos que ela contribuirá para a preservação do patrimônio cultural, fazendo parte da riqueza da sociedade baiana”, completa Mariana Lisbôa – Head Global de Relações Corporativas da Suzano.

 

Sobre o Centro Cultural Palácio da Sé

 

Palácio da Sé. Centro Histórico – Salvador – Bahia / Foto: Max Haack – Secom

 

O Centro Cultural Palácio da Sé – Dom Sebastião Monteiro da Vide foi criado em 2018 como centro de referência da história da Igreja Católica no Brasil. Está sediado no Palácio Arquiepiscopal de Salvador ou Palácio do Arcebispado de Salvador, localizado na Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador.

 

Sobre a Suzano

 

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a Vida a Partir da Árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em www.suzano.com.br


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais