Publicado em: 11/08/2023 Atualizado:: agosto 11, 2023
O poeta Castro Rosas recebeu uma homenagem que o deixou muito feliz e emocionado. A iniciativa teve lugar na Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto, no dia 8 de agosto, e foi organizada pelos alunos do ensino fundamental 2, sob o comando da professora Kelly Mendes.
A homenagem – que faz parte do Projeto de linguagens – consistiu numa exposição de vida e obra do poeta teixeirense. Fotos do poeta e de capas de livros de sua autoria foram expostas para que todos pudessem apreciar. Dezenas de poemas de sua autoria também foram impressos e colados num mural, para que fossem recitados. Destaque para o poema premiado “Entardecer”.
“Muito gratificante ver o sorriso e a satisfação de todos por passar o dia com a presença do Castro Rosas”, comemorou a professora Kelly.
Castro Rosas esteve pessoalmente na escola e pôde sentir a emoção e o calor dos estudantes, que comemoraram a presença do autor de livros como “Prelúdio para Elis”, “Eu e meus Eus” e “Lembranças”. Autor e alunos participaram de um bate-papo descontraído, com direito a tietagem, pedidos de fotos e autógrafos.
“Foi um momento muito especial de que jamais vou me esquecer. Fiquei muito feliz com a iniciativa da professora Kelly e seus alunos”, afirmou Castro Rosas.
Ele é titular da Cadeira 08 da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e, em 2023, teve o nome confirmado no Projeto Nordestes do Selo OffFlip. Esse projeto faz parte da programação paralela da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) 2023.
Enelita Freitas também teve vida e obra homenageadas pelos alunos a convite da professora Clemilza. Ela é professora universitária aposentada, autora de livros infantis e titular da Cadeira 37 da ATL.