Publicado em: 23/02/2024 Atualizado:: fevereiro 23, 2024
Na manhã desta quinta-feira (22) o gabinete da prefeitura de Itanhém ficou tomado por agentes de combate a endemias, para mais um momento histórico. É que o prefeito Mildson, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Renato Correia, e do secretário de Saúde, Joabe Pires, realizou um encontro para efetivação de mais cinco Agentes de Endemias.
Emocionado, o prefeito Mildson assinou os documentos e gradeceu aos envolvidos, e pediu para que a equipe continue fazendo um bom trabalho. “A gente reconhece a luta de cada um de vocês, a qual foi de 20 anos. Uma coisa simples, apesar da parte burocrática. Quero agradecer ao nosso jurídico, na pessoa do Dr. Valdey, a Félix, a Joabe, nosso secretário de Saúde, aos vereadores e a vocês, pelo trabalho que vem desempenhando. É um momento marcante na minha vida, e estou mais emocionado que vocês, por que é a realização de um sonho de vocês. Continuem trabalhando com afinco, pois não é pra mim, não é para o secretário de saúde, é para toda comunidade de Itanhém”, disse Mildson, que finalizou agradecendo ao deputado Federal Jorge Sola que, através de seu assessor, Aílton Vieira, anunciou uma emenda 200 mil para comprar equipamentos para melhorar o trabalho das equipes.
Aílton Vieira parabenizou a gestão e os contemplados, e estendeu parcerias com o município, no sentido de fortalecer os trabalhos no combate às endemias.
O presidente da câmara, Renato Correia, exaltou o trabalho do secretário de Saúde, que lutou pela Saúde Plena, lembrou que o prefeito também fez questão de pôr em prática o piso da enfermagem e que, apesar das críticas, “Mildson faz gestão com o coração”. “Mildson novamente faz história no município, sem politicagem ou vaidade. Muitos criticam, mas ele faz gestão com o coração. É uma luta de 20 anos, onde se passaram outros prefeitos e isso não foi concretizado. Mas o coração desse prefeito, fez nós fazermos história, mais uma vez, nesse município. Hoje foram efetivados cinco, mas ele queria efetivar todo mundo, porém a Lei ainda não permite, mas nossa luta vai continuar”, disse o presidente Renato, que finalizou dizendo que a Câmara vai presentear todos os agentes com uniformes completos.
Em discurso, o secretário de Saúde, Joabe Pires, falou da luta e do apoio à classe ACE’s, e exaltou o trabalho da equipe no município. “Esses caras que estão aqui são diferenciados. A gente, mais que nunca, temos que agradecê-los. Passamos por momentos difíceis no passado, por ter essa equipe desmontada e vivemos epidemias de dengue no município. Estamos vivendo um momento complicado no país em relação à dengue, mas, em Itanhém, graças ao trabalho de vocês, nós temos um índice de infestação de 02, com um quadro de três ou quatro notificações semanais de casos suspeitos de dengue, enquanto municípios vizinhos estão estourando 30, 40 ,50 casas por dia! Por isso, a gente precisa valorizar o trabalho de vocês. Quero agradecer ao prefeito, o senhor é testemunha da minha luta por essa classe, e eu vou pedir mais uma vez a todos, continuem apoiando essa equipe”, disse o secretário Joabe.
De acordo com o presidente do SINDACESB – Sindicato dos Agentes Comunitários e Endemias do Extremo Sul da Bahia, José Félix, a luta para efetivar esses agentes com os antigos gestores é de quase 20 anos. Ele parabenizou a equipe e, ao elogiar o prefeito, disse que os gestores passados tinham o “coração duro”.
“Nós temos hoje muitos gestores técnicos onde, muitas vezes, nós temos que ser técnicos, e nós temos que ser humanos […] O que a gente tem a dizer para a vossa excelência é que a simplicidade da coisa nasce no coração do homem, e o senhor (Mildson) consegue visualizar essa simplicidade, o que está no seu coração. Os que aqui anteriormente passaram tinham o coração duro, e às vezes forçando o jurídico a dizer uma coisa que não era. A gratidão ela tem que estar sempre no coração do homem, principalmente aqueles que também desempenham um papel. Obrigado ao prefeito e parabéns a todos os contemplados”, disse Félix.
Foram efetivados os agentes Wellington Amorim Faria, Georgino Souza Correia, José Geraldo Souza Ferraz e Silvan Souza Correia, ambos com 19 anos de contrato, e Romildo Vieira Gomes com 23 anos de contratado.
De acordo com Mildson, a luta ainda não terminou. O prefeito diz que trabalha para, agora, regularizar a efetivação de mais servidores.
Participaram ainda a secretária de Administração Vanda Cabral, o assessor jurídico Valdey Ferreira, o vereador Rivelino, a presidente do Conselho Municipal de Saúde – CMS, Luzinete Ferrugini, e representantes das coordenações de Saúde.
…………………………..
Fonte: ÁguaPretaNews