• SEJA BEM-VINDO

Prefeitura conclui avaliações das unidades demonstrativas do PAT Mandiocultura em Teixeira de Freitas

Publicado em: 28/09/2022 Atualizado:: setembro 28, 2022

 

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, concluiu no mês de setembro as avaliações das cinco unidades demonstrativas do Programa de Ação Territorial (PAT) da Mandiocultura que foram implantadas em 2021.

 

O resultado foi bastante satisfatório, tendo em vista que a produção tradicional de mandioca no Brasil é em média de 8 a 12 toneladas por hectare – segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) – e a média da produção das unidades demonstrativas foi de 39,06 Ton/Ha usando a SBR Formosa, variedade melhorada de mandioca que apresenta resistência à bacteriose e tolerância à seca. Confira os desempenhos individuais das unidades:

 

Jardim Novo: 30,6 ton/ha
Bela Manhã: 21,5 ton/ha
Santo Antônio: 37,0 ton/ha
Café Glória: 37,0 ton/ha
Córrego do Maribondo: 69,2 ton/ha

 

Além do peso das raízes com casca, foram avaliados os pesos das raízes sem casca, da planta inteira, da raspa, a quantidade de manivas acima de um metro, a quantidade de raízes comerciais, a altura da planta e a espessura do coleto.

 

Devido ao alto valor nutricional e a tolerância às condições de estiagem, a mandioca é uma excelente alternativa para a produção e consumo por pequenos produtores rurais. É essencial, no entanto, a compreensão dos métodos de manejo e monitoramento do solo, pragas e doenças para que a mandiocultura atinja seu máximo produtivo.

 

O PAT Mandiocultura é uma ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), onde o município é também parceiro, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Suzano/Polímata, UFSB, Ceplac, demais prefeituras dos municípios participantes e outras instituições. Seu principal objetivo é fomentar a cadeia produtiva da mandioca na região Extremo Sul.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais