Publicado em: 13/03/2024 Atualizado:: março 13, 2024
A Prefeitura de Medeiros Neto criou neste ano de 2024 o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Ações Integradas de Prevenção à Dengue. A implantação do Comitê busca a tomada de decisões considerando a importância da participação das instituições da cidade, “tanto para prevenção, quanto para atenção e orientação dos habitantes do Município, para o enfrentamento deste problema de saúde pública”. Até o momento, Medeiros Neto registrou 51 casos suspeitos, 04 casos confirmados em laboratório e 48 estão aguardando os resultados dos exames.
Com a coordenação do prefeito, o Comitê será composto por representantes das seguintes instituições: Secretaria Municipal de Administração; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal Obras e Infraestrutura; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; contando com a participação das Coordenações e Direções.
A secretária municipal de Saúde, Junia Garcia, destacou a importância do Comitê.
“Mesmo com um cenário mais estável em comparação com nossa região para os casos de dengue, a Prefeitura já vem intensificando as medidas de combate e prevenção à doença desde o início do ano, nós elaboramos um Plano de Contingência e estamos monitorando às notificações e investigações de novos casos. A criação do Comitê permite ampliar as ações contra a dengue de forma intersetorial, o que é muito importante para a manutenção do panorama atual. Alertamos também para a importância da participação da população evitando focos do mosquito em suas residências, realizando ações como tirar a água dos pratos de plantas, colocar garrafas vazias de cabeça para baixo, tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água limpa”, afirmou a secretária de Saúde.
A Prefeitura de Medeiros Neto possui uma equipe capacitada e que tem feito mutirões conscientizando e vistoriando todo o tipo de imóvel abandonado que propicie a proliferação dos vetores. Durante todo o ano, as equipes de Agentes de Endemias realizam um trabalho intenso de rotina de prevenção e combate ao mosquito transmissor das arboviroses.
A equipe de Educação também realiza atividades educativas de prevenção em toda a rede de ensino pública. Profissionais do Programa Médico de Família também atuam em parceria com o as suas áreas de cobertura.
DENGUE, se você agir, podemos evitar!