Publicado em: 22/02/2026 Atualizado:: fevereiro 22, 2026

A Prefeitura de Mucuri, por meio das Secretarias Municipais de Administração e de Finanças, abriu os livros contábeis e apresentou, na manhã desta sexta-feira (20/02), no Plenário do Cidadão da Câmara Municipal, o balanço do 3º quadrimestre de 2025. Em uma verdadeira radiografia fiscal do QDD Municipal, números, gráficos e demonstrativos foram expostos ao público para avaliar o cumprimento das metas fiscais e medir, com precisão técnica, a saúde financeira do município.
As explanações ficaram a cargo dos contadores e técnicos da ECONTAP, empresa responsável pela contabilidade pública do município. Com linguagem técnica e dados consolidados, a equipe detalhou receitas, despesas e indicadores fiscais, transformando planilhas em informações claras para vereadores, servidores e cidadãos presentes.

A audiência pública atende a uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000), que determina transparência total na demonstração e avaliação das metas fiscais, conforme o artigo 9º, parágrafo 4º. Mais do que um rito legal, o ato simboliza o compromisso com a governança responsável, permitindo que cada contribuinte acompanhe a aplicação dos recursos arrecadados entre setembro e dezembro do exercício analisado.
Durante a apresentação, o contador Aldair Brito do Nascimento destacou as despesas com a folha de pagamento, evidenciando o controle para manter o índice prudencial abaixo do limite de 54%. Também foi apontada a queda de receitas no segundo semestre em comparação aos dois anos anteriores, cenário que exigiu ajustes estratégicos, contenção de gastos e realocação eficiente de recursos. Segundo os dados apresentados, o esforço da gestão tem sido direcionado ao equilíbrio das contas, garantindo responsabilidade fiscal sem comprometer os serviços essenciais à população.
Todos os Relatórios de Gestão Fiscal da administração, estão disponíveis no Portal Oficial da Prefeitura Municipal de Mucuri: MENU – Transparência/Receitas/Relatórios de Gestão Fiscal.
Fonte: Ascom/PMM