Publicado em: 22/07/2024 Atualizado:: julho 22, 2024
Integrantes do Movimento de Luta por Moradia acusam o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo (UB), de usar de truculência para reaver uma área ocupada no bairro Bonadiman, em Teixeira de Freitas.
De acordo com o movimento, a área, que pertence ao município, foi ocupada na manhã do último domingo (21) por diversas famílias sem teto que lutam por moradias dignas. A ocupação ocorre em meio a um litígio, já que a prefeitura, com apoio da Câmara de Vereadores, tentou vender o terreno para empresa privada. No entanto, a venda foi embargada pela justiça a pedido de um vereador.
Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, as famílias que ocupavam a área foram surpreendidas por um grande contingente de guardas municipais, veículos e máquinas oficiais enviados para desocupar o terreno. Segundo relatos de pessoas presentes, as máquinas já chegaram derrubando tudo. Dona Lia, uma das ocupantes, contou que ela, sua filha grávida de sete meses e uma criança de sete meses só não foram atingidas pela concha de uma retroescavadeira porque conseguiram sair rapidamente da barraca.
Nossa equipe esteve no local e ouviu os relatos dos integrantes do movimento, que se disseram surpresos com a truculência empregada. Segundo eles, a ação foi ordenada pelo prefeito Marcelo Belitardo, que busca a reeleição.
O Movimento de Luta pela moradia faz parte do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) criado em 1980 no primeiro Encontro Nacional dos Movimentos de Moradia, com representação de 14 estados e tem como objetivo acabar com o déficit habitacional, através do estímulo à organização e articulação nacional dos movimentos de luta pela moradia, desenvolvidos por sem-tetos, inquilinos, mutuários e ocupantes, unificando suas lutas pela conquista da moradia e o direito fundamental a moradia digna.
…………………….
Fonte: Bahiaextremosul