• SEJA BEM-VINDO

Preparem-se: Impactos do Metaverso no mercado de trabalho na área da Tecnologia

Publicado em: 08/02/2022 Atualizado:: fevereiro 8, 2022

 

O Metaverso é o nome que denomina um ambiente virtual, colaborativo, onde pessoas em diferentes locais podem conviver e interagir entre si, através de avatares customizados, criados em 3D. Podemos dizer que seria a evolução de nossa internet atual, onde, em vez de usarmos somente texto, áudio ou imagem de nossa webcam para nos comunicarmos, iremos interagir usando modelos criados em 3D, desenvolvidos a partir de nossa imagem (ou não) , podendo nos “deslocar virtualmente” em espaços ultra-realistas, “indo e vindo” para o trabalho, eventos e o que pudermos imaginar.

 

Assim como a Internet criou novas profissões, principalmente na área de Tecnologia, o Metaverso também irá criar novas oportunidades, agora e nos próximos anos, para atender a sua criação, desenvolvimento e necessidades, que não são poucas! Empresas começarão a investir em tecnologia e recursos para serem capazes de se posicionar diante dos avanços e desafios propostos pelas novas formas de interação e comunicação propostas por esse novo mundo criado pelo Metaverso. Haverá mudanças no convívio social com pessoas trabalhando, frequentando, interagindo e comercializando dentro do Metaverso.

 

 

 

Esta criação de um novo mundo exigirá dezenas de novas funções e, assim, irá gerar inúmeras oportunidades de trabalho. Será necessário, por exemplo: construir roteiros de engenharia, desenvolver novos códigos de programação, criar novas formas de interação, de ética e marketing, habilidades como visão computacional, processamento de linguagem natural, computação gráfica e programação. É importante atentarmos que estamos tratando de um ambiente onde as realidades aumentada, virtual, mista e estendida são fundamentais.

 

Toda mudança provoca impactos positivos e negativos. De um lado iremos ter novas formas de nos comunicar e interagir, poderemos nos aproximar de pessoas que estão fisicamente distantes não só pela imagem em uma tela, mas experimentando mais sentidos, não somente a visão e a audição. Por outro lado, teremos que reinventar medidas e procedimentos atuais nos quesitos segurança e proteção de dados de modo a garantir direitos e deveres no uso do Metaverso.

 

 

*Jorge Barreto é Mestre em Computação Aplicada e professor das disciplinas de Inteligência Artificial e Programação Estruturada do curso de Sistemas de Informação da Rede UniFTC.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais