• SEJA BEM-VINDO

Projeto Nordestes, do Selo OffFlip, tem adesão da Academia Teixeirense de Letras

Publicado em: 13/09/2023 Atualizado:: setembro 13, 2023

O poeta Felipe Vargas ladeado pelos acadêmicos Cris Ferreguett e Almir Zarfeg

 

O chamado Projeto Nordestes, organizado pelo Selo OffFlip, teve forte adesão da Academia Teixeirense de Letras (ATL). Pelo menos uma dezena de acadêmicos tiveram seus textos selecionados, nas categorias poesia, conto e crônica, para compor a coletânea que será lançada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) entre os dias 22 e 26 de novembro de 2023.

 

Em sua primeira edição, o projeto editorial vai escolher os 20 melhores textos e, por fim, os três vencedores que vão dividir, em cada categoria, R$ 7,5 mil em vale-compras (notebooks e coleção de livros de Ariano Suassuna). Paralelamente, está sendo realizado o Projeto Amazonas nas mesmas condições.

 

Tiveram textos de sua autoria selecionados os seguintes acadêmicos: Arolda Figuerêdo (poema), Athylla Borborema (poema e crônica), Carlos Mensitieri (conto), Castro Rosas (poema e crônica), Cristhiane Ferreguett (poema, conto e crônica), Elias Botelho (conto), Erivan Santana (poema e crônica), Fabiano Novais (conto), Maurício de Novais (poema) e Almir Zarfeg (poema, conto e crônica).

 

 

Autores de Teixeira de Freitas e região também tiveram seus textos selecionados para o Projeto Nordestes. São eles: Felipe Vargas Macedo (poema), Zé Dias (crônica) e Wilton Soares (crônica) – com “Carta ao amigo”, “A seca de 1953” e “Papo de botequim”, respectivamente.

 

Convém destacar que Carlos Mensitieri, que teve o conto “Busão” selecionado, faleceu de infarto em 27 de julho de 2023. Ele presidia a ATL que, por causa do trágico acontecimento, passou aos cuidados de Raimundo Magalhães.

 

 

 

 

Por sua vez, Athylla Borborema – que conseguiu emplacar o poema “Monte Pescoço” e a crônica “A entrevista” – acaba de lançar sua mais nova obra, “Tem alguém mais gato do que eu?” (Lura Editorial, 2023), na 21ª Bienal do Livro do RJ.

 

Todos os autores que tiveram seus textos selecionados, inclusive os que não pertencem à ATL, vão receber moção de aplauso na sessão solene final de 2023, marcada para o dia 2 de dezembro, em Teixeira de Freitas.

 

“Meus parabéns a todos os selecionados que, em dezembro, teremos o prazer de homenagear com muito gosto”, afirmou o presidente Raimundo Magalhães.


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais