Publicado em: 20/02/2024 Atualizado:: fevereiro 20, 2024
O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) classificou como inaceitável a declaração do governador Jerônimo Rodrigues (PT) defendendo a aprovação em massa de estudantes da rede estadual, mesmo que não tenham atendido aos critérios curriculares.
“É uma fala desastrosa, que inclusive já foi condenada pelo sindicato dos professores, porque é inadmissível que o próprio governador trate a educação com tamanho desprezo”, criticou.
Em agenda oficial, Jerônimo chegou a dizer que “quando se reprova, é a escola que está reprovada”. “Eu fico muito triste como governador e como professor quando eu vejo professoras e professores reprovando alunos. Não pode ser um professor, um educador que tenha que dizer no final do ano, você está reprovado”, diz o petista num vídeo que circula nas redes sociais.
Para Sandro Régis, a mensagem do governador sintetiza a situação decadente da educação na Bahia, que amarga a penúltima posição no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na aprendizagem de português e matemática. Ele lembra ainda que antes de chegar ao posto de governador, Jerônimo foi secretário estadual de educação.
“A gente queria ver uma mudança de postura nessa área, mas infelizmente os governos do PT ignoram completamente a qualidade do ensino público na Bahia. É algo de repudiar”, pontuou Régis.