Publicado em: 16/02/2023 Atualizado:: fevereiro 16, 2023
Desde a ativação das cinco salas cirúrgicas do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas para pleno funcionamento, a gestão atual realiza procedimentos cirúrgicos diariamente através de recursos tecnológicos modernos e especializados.
Uma das cirurgias executadas nas salas cirúrgicas nesta quinta-feira (15) foi a histerectomia, feita pelo prefeito Dr. Marcelo Belitardo de forma voluntária. A operação consiste na remoção do útero – potencialmente incluindo também a retirada das trompas adjacentes e do ovário – usada tanto como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer de colo de útero.
“A histerectomia é uma cirurgia na qual as taxas de complicações, o tempo de internação e o risco de infecção são baixíssimos, contribuindo assim para seu sucesso e para a saúde da paciente. Faço questão de contribuir com a saúde do cidadão de todas as formas possíveis, por isso sigo operando voluntariamente. Hoje, todas as nossas cinco salas estavam ativas com operações acontecendo simultaneamente”, disse o prefeito Dr. Marcelo Belitardo.
A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, busca aprimorar as ações oferecidas pela pasta nas diversas unidades de saúde do município, dentre elas o Hospital Municipal (HMTF, conhecido popularmente como Regional), garantindo a agilidade e o sucesso dos serviços.
Os procedimentos cirúrgicos que são realizados no HMTF contam com equipamentos modernos e especializados, a fim de possibilitar operações precisas e bem-sucedidas aos cidadãos teixeirenses. Nesta quarta-feira (15), por exemplo, foi realizada uma cirurgia ortopédica no punho com a utilização do arco cirúrgico.
O equipamento, adquirido no ano passado, auxilia na visualização de todas as estruturas internas de um determinado paciente em tempo real e de forma dinâmica. “Cirurgias neurológicas, cardiológicas, vasculares; são diversas as especialidades que são beneficiadas com o uso do dispositivo”, disse o prefeito Dr. Marcelo Belitardo. “O retorno do investimento que já realizamos na área da saúde se dá a partir de pacientes bem recuperados e com a qualidade de vida garantida. Essa é uma das prioridades da nossa gestão”.