Publicado em: 09/10/2023 Atualizado:: outubro 9, 2023
Por Milka Morais
Com o objetivo de fortalecer o setor gastronômico, turístico e econômico de Prado, no Extremo Sul baiano, o Sebrae, Prefeitura Municipal, APRHOPE, ABRASEL, ACISA e Senac lançaram oficialmente, na última sexta-feira (6), o 17º Festival Gastronômico e Cultural de Prato.
Entre representantes da gastronomia, empresários, trade turístico, autoridades políticas, imprensa e os organizadores, todos os sentidos foram aguçados desde o primeiro momento com marcantes aromas pela Praça da Matriz, a audição envolta pela Filarmônica Lira Pradense, a visão encantada com as cores vibrantes do artesanato local apresentado ao público. E se para o tato ficou o cumprimento caloroso dos moradores aos turistas, estreitando laços, ao paladar restou a maravilhosa oportunidade de degustar os deliciosos pratos até o dia 22 de outubro, quando encerra o Festival.
Após as apresentações culturais características do município, todos puderam conhecer os 70 pratos participantes desta edição, desde a Sede em Prado até os distritos de Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau.
Durante a abertura do evento, o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, explicou a proposta do tema “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial” e a novidade desta edição. “Quando crescemos surgem novos desafios. Neste ano, os estabelecimentos deverão apresentar, ao final do Festival, um resultado sustentável. Vamos premiar aquele restaurante que melhor aplicarem a sustentabilidade ao seu negócio”, pontuou.
A proprietária do Restaurante Sorriso Baiano, em Guaratiba, Carol Silva, representou os demais empresários e parabenizou os organizadores e participantes. “Neste ano, a expectativa está ainda maior e pelo que já vi no Guia Gastronômico e postagens das redes sociais, todos evoluíram muito, os pratos estão incríveis. Todos estão de parabéns”, celebrou.
Tradição no calendário de eventos festivos em Prado, o Festival Gastronômico causa grande impacto na rede hoteleira e na movimentação da cidade. Para o Prefeito Gilvan da Silva é um forte motivo para continuar apoiando e torcendo pelo crescimento do evento. “Estamos no terceiro ano do Festival e pretendo lutar para deixar este evento ainda maior, especialmente porque gera emprego e cresce a economia, valoriza as belezas naturais que só o Prado tem e que encantam tanto os nossos turistas”, ressaltou.
Ainda na abertura do Festival, foram apresentadas outras atividades inclusas na programação.
Na Praça da Matriz estarão disponíveis barraquinhas de artesanato e produtos da agricultura familiar, enquanto na tenda principal, haverá experiência sensorial com realidade virtual e a Cozinha Show, onde chefs talentosos apresentarão seus pratos criativos nos dias 07, 08, 13 e 14 de outubro. A Cozinha Show também se estenderá até Guaratiba (13 e 14/10) e Cumuruxatiba (11, 12 e 13/10). Outra marca do Festival é a Cozinha a 4 mãos, onde duas empresas participantes estarão no palco da Cozinha Show para preparar um prato juntas.
As agendas podem ser consultadas no site oficial e redes sociais do Festival, além das últimas notícias da mídia regional e os pratos dos restaurantes participantes nas categorias: Prato principal, petiscos, pizzas, lanches, sobremesas e drinks.
O quê: 17º Festival Gastronômico e Cultural de Prado
Quando: Até 22 de outubro de 2023, em formato indoor
Onde: Restaurantes participantes em Prado e nos distritos de Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau
Realização: Sebrae, Prefeitura do Prado, APRHOPE, Abrasel, ACISA, Senac
Patrocínio: Banco do Nordeste – Governo Federal, Bahia Pesca e Bahia Turismo – Governo do Estado