Publicado em: 15/05/2023 Atualizado:: maio 15, 2023
Cópia do documento foi entregue por Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas) em um ato com presença de Rui Costa (Ministro da Casa Civil), Josias Gomes (Deputado Federal/BA) e Gean Freire (deputado estadual e membro da Comissão Pró-Ferrovia da Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais).
No último domingo, dia 30 de abril, prefeitos (de municípios de Minas Gerais e Bahia) assinaram o documento, durante a inauguração do marco da reativação da ferrovia, ato realizado em Ponta de Areia, distrito de Caravelas, ponto inicial da linha de ferro, que segue seu trajeto até a cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais.
A adesão do governo federal é mais um passo importante nesse processo, que já conta com a participação do Governo da Bahia e de todos os onze municípios por onde a Bahia-Minas vai passar.
Em fevereiro desse ano foi publicado no Diário Oficial da União a autorização para a reativação da Estrada de Ferro Bahia-Minas (EFBM), concedendo para a empresa Multimodal Caravelas (MTC) a permissão para a construção e exploração da ferrovia. O investimento inicial nessa empreitada, apenas na fase de projeto, é de aproximadamente R$ 2 bilhões e 400 milhões de reais.
O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, comentou a visita em Brasília. “Deixei o gabinete do ministro @ruicostaoficial ainda mais agradecido por todo o caminho percorrido com esse time da correria. Projetos e pedidos levados e prontamente ouvidos e encaminhados para serem analisados e assistidos! Obrigado amigo @josiasgomes1312 por todo o apoio”, disse.
AEROPORTO: A concessão do Aeroporto de Caravelas também em vista, com interesse já sinalizado pela Emirates, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, dentre outras empresas.