Publicado em: 25/10/2024 Atualizado:: outubro 25, 2024
A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município já apresentam a vacina contra a coqueluche, uma infecção respiratória e transmissível. A cidade apresenta cinco casos positivos identificados desde setembro, e dois casos suspeitos. Confira abaixo as orientações para a vacinação:
Crianças
1ª dose: 2 meses
2ª dose: 4 meses
3ª dose: 6 meses
1º reforço: 1 ano e 3 meses
2º reforço: 4 anos
É importante que todas as crianças com menos de 5 anos que ainda não foram vacinadas ou estão com a vacinação da coqueluche em atraso procurem a unidade de saúde do seu bairro.
Adultos
Gestantes: Todas as gestantes a partir da 20ª semana, independentemente da idade.
Trabalhadores da Educação: Profissionais que trabalham com crianças de até 4 anos e 11 meses (menores de 5 anos), sem restrição de idade, devem apresentar comprovante de vínculo com creches, berçários ou escolas. Isso pode incluir crachá, declaração da escola, contracheque, contrato de trabalho ou carteira de trabalho.
Trabalhadores de Saúde: Todos os profissionais da saúde, também sem distinção de idade, devem apresentar comprovação de atuação na área, utilizando os mesmos documentos mencionados acima.
Saiba mais sobre a doença
A coqueluche é uma doença altamente contagiosa que se espalha principalmente por vias aéreas, através de tosse, espirros e fala. O microorganismo responsável pela doença é facilmente transmitido por indivíduos infectados, colocando em risco principalmente crianças com menos de um ano de idade.
Os sintomas caracterizam-se por uma tosse persistente que dura mais de 14 dias, muitas vezes apresentando ciclos de 5 a 10 tosses seguidas, acompanhadas de um guincho respiratório. Essa condição pode resultar em dificuldades respiratórias severas e até paradas respiratórias, levando a uma exaustão intensa da musculatura do tórax e, consequentemente, à insuficiência respiratória.
Na quarta-feira (23), a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – através da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica – realizou na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) uma capacitação para profissionais de saúde da Atenção Primária em relação ao manejo da prevenção e do tratamento da coqueluche. O aumento de casos no município deflagrou ações de contingência para prevenção de novos casos, com a extensão da vacina para gestantes na vigésima semana de gestação, profissionais da saúde e trabalhadores da educação que trabalham com crianças menores de 5 anos. Manter o esquema vacinal em dia é fundamental para proteger as crianças e a comunidade em geral.
Além disso, a identificação precoce dos sintomas e a busca por atendimento médico são cruciais para minimizar as complicações da doença. Dessa forma, a conscientização sobre a importância da vacinação e a vigilância em relação aos sintomas contribuem significativamente para a saúde pública.
Fonte: Ascom/PMTF