Publicado em: 21/04/2022 Atualizado:: abril 21, 2022
O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do União Brasil, acusou nesta quarta-feira (20) o governo do estado de pressionar veículos de imprensa para que não divulguem pesquisas eleitorais sobre a corrida pelo Palácio de Ondina. Para o parlamentar, a ação, com a participação do próprio governador Rui Costa (PT), demonstra desespero.
“Depois de Rui ter sido condenado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por divulgar fake news e pesquisas falsas, o governo e o governador pessoalmente agora estão pressionando diversos veículos de imprensa para não divulgar pesquisas eleitorais que retratam a situação da Bahia atualmente”, afirmou o deputado.
Em decisão liminar na última terça-feira (19), o desembargador Vicente Oliva Buratto, do TRE da Bahia, proibiu o governador de falar sobre dados de uma suposta pesquisa, realizada pelo grupo aliado à atual gestão, e não registrada na Justiça Eleitoral. Rui terá que prestar esclarecimentos à Justiça por ter divulgado os números em entrevistas para veículos de comunicação.
“Soube que Rui chegou ao cúmulo de ligar para veículos de imprensa fazendo ameaças caso publicassem uma determinada pesquisa. O episódio mais recente aconteceu essa semana. Mas não é a primeira vez”, ressaltou Azi, sem citar o veículo.
O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), também acusou o governador Rui Costa (PT) de perseguição a imprensa para evitar a divulgação de pesquisas eleitorais na Bahia. Ele ainda acusou o governo petista de censurar os meios de comunicação do Estado.
“Como se não bastasse perseguir adversários políticos, o governo do PT agora resolveu perseguir também a imprensa para evitar a publicação de pesquisas sobre o cenário eleitoral na Bahia. Chegou ao nosso conhecimento que pessoas ligadas ao governo estão intimidando veículos de imprensa para que não publiquem pesquisas. Isso é censura, uma medida absurda, antidemocrática e autoritária”, afirmou Régis.
O líder da oposição ainda questiona os motivos de o governo do PT agir desta forma. “Estão com medo de que? Após o governador ser proibido pelo TRE de divulgar dados de pesquisa duvidosa, que não foi registrada, agora querem proibir a imprensa de publicar pesquisas? Será que estão com medo da realidade que estamos vendo pelos quatro cantos da Bahia, que clama por mudança?”, disse.
Segundo Régis, o PT, que gosta de acusar adversários políticos de autoritarismo, agora pratica exatamente uma medida antidemocrática. “Muito me impressiona o PT, que se diz paladino da democracia, tomar uma atitude antidemocrática, nada republicana. Por sorte, estes tempos de falta de transparência e autoritarismo do PT estão chegando ao fim”, finalizou.
……………………….
Fonte: OffNews