Publicado em: 01/02/2022 Atualizado:: fevereiro 1, 2022
O município de Itanhém iniciou, na última quarta-feira (26/01), a imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade, contra a covid-19.
A primeira criança a receber a vacina foi uma menina da Unidade Regional de Acolhimento de Itanhém (Casa de Apoio), que ainda viu todos os seus colegas, com idade dentro da faixa etária, serem imunizados com a primeira dose da vacina.
A secretária municipal de Saúde, Aline Araújo, destacou que a imunização da faixa etária de 05 a 11 anos vai colaborar com a redução de sintomas graves e óbitos por COVID-19 nesse grupo, além de reduzir a transmissão do vírus.
“É um momento muito importante para todos, não só por saber que a vacinação se estende, mas, também, por vermos nossas crianças sendo imunizadas e protegidas”, disse a secretária. Ainda segundo Aline, está sendo feita a Imunização Pediátrica em crianças com comorbidades de 05 a 11 anos, e crianças sem comorbidades, em ordem decrescente.
O prefeito Mildson Medeiros explica que a imunização das crianças ajuda, automaticamente, a proteger toda a população contra o novo coronavírus. “É fundamental que as crianças recebam a primeira dose, o quanto antes, para conseguirmos diminuir a transmissão do vírus, principalmente a de novas variantes. Além de proteger e evitar formas graves, a vacinação das crianças também protegerá adultos e nossos idosos, por isso ela é urgente e necessária”, afirmou ele.
A vacina está sendo ofertada em todos os Postos de Saúde. Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada de um responsável, maior de 18 anos. Os documentos necessários são: Cartão SUS, Carteira de vacinação, RG ou CPF.