Publicado em: 06/07/2023 Atualizado:: julho 6, 2023
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto convocou os integrantes da legenda para um encontro de desagravo, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. As informações são da coluna Lauro Jardim, do Jornal O Globo.
Conforme as apurações do colunista, o encontro acontecerá na sede do partido, onde estarão reunidos os presidentes regionais do PL, as bancadas de deputados e senadores, além do ex-mandatário do Brasil.
Ainda conforme a coluna, a reunião é uma tentativa de tentar virar o jogo no ‘xadrez político’ e a ‘fama’ da legenda. Segundo Lauro Jardim, o partido tenta desvincular a imagem de apatia que tomou conta do partido e do bolsonarismo tanto nos dias em que o ex-presidente era julgado pelo TSE quanto nos momentos após a decisão: nas redes sociais, local onde o bolsonarismo sempre mostrou força, não houve qualquer comoção em especial, assim como nas ruas, onde não se viu um mísero protesto.
No PL justifica-se a apatia como “medo do Xandão”, devido a um suposto temor de prisão ou de multas.
Com a inelegibilidade de Bolsonaro, o PL pode articular uma mudança na frente da legenda, com isso, especula-se que o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas ou governador de Minas Gerais, Romeu Zema, possa assumir a liderança da oposição.