• SEJA BEM-VINDO

Vereda comemora 33 anos de emancipação política

Publicado em: 24/02/2022 Atualizado:: fevereiro 24, 2022

 

Habitada inicialmente pelos indígenas aimorés, o pequeno povoado teve início com a chegada das primeiras famílias de origem branca que fundaram a primeira vila denominada São Sebastião de Vereda.

 

Situada às margens do rio Jucuruçu, as primeiras famílias a chegar à região foram os Lacerda, Gobira e Nonato. O desenvolvimento só veio anos depois com a exploração da madeira, abundante na região, principalmente o jacarandá e a peroba.

 

A exploração de pedras semi-preciosas atraiu pessoas das cidades de Almenara, Rubim e Salto da Divisa, no noroeste de Minas Gerais que vieram atraídas pelas pedras extraídas em grandes quantidades na região do Sulzinho (Vereda) e Salomão (distrito de Itanhém).

 

A princípio a pequena vila era conhecida como Curindiba, nome extraído da uma árvore que fazia parte da mata fechada, logo depois passou a se chamar São Sebastião de Vereda.

 

 

O pequeno lugarejo que pertencia ao município do Prado, logo ganhou status de povoado. Após sua emancipação política em 24 de fevereiro de 1989, o povoado ganhou nome de Vereda. Sua principal renda é a pecuária de corte e leite.

 

Vereda significa caminho, rumo, ou caminho de atalho que reduz o tempo de percurso. Quando os bandeirantes adentraram o Brasil, usavam as veredas para as suas jornadas, pois tinham água limpa e vegetação aberta para locomoção, no limite vereda/cerrado.

 

O município conta com os povoados de Cruzeiro do Sul, São José de Vereda (Piau), Massaranduba, Sulzinho, Centenário e São João da Prata (esse último por ser divisa de município pertence aos municípios de Vereda e de Itamaraju).

 

Sua principal festa é o “Arraiá da Curindiba” festa popular que atrai pessoas de toda a região. Nos últimos dois anos a festa deixou de acontecer devido a pandemia do Covid 19.

 

Hoje o atual prefeito é Manrick Teixeira, presidente do Consórcio Construir que vem desenvolvendo um ótimo trabalho à frente da prefeitura municipal, buscando sempre desenvolver ações para o desenvolvimento do município e da qualidade de vida de seus munícipes.

 

 

Em uma rede social o prefeito Manrick escreveu a seguinte mensagem “Neste dia 24 de Fevereiro, a nossa cidade completa 33 anos, e hoje, nada mais justo que parabenizar o povo Veredense e os que escolheram essa cidade para morar e trabalhar, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para essa cidade”.

 

Fonte: Bahiaextremosul


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais