• SEJA BEM-VINDO

Wilsinho Brito parabeniza a cidade do Prado pelos 126 anos

Publicado em: 02/08/2022 Atualizado:: agosto 2, 2022

 

O ex-prefeito da cidade do Prado Wilson Brito (Wilsinho) usou suas redes sociais para felicitar a cidade do Prado, que completa 126 anos 

 

Wilsinho foi Prefeito de Prado por dois mandatos, depois, sua filha Mayra Brito também governou o município por 8 anos. Escreveram seus nomes na historia do Prado, transformando a cidade em um dos mais importantes destinos turísticos do país, potencializando as suas belezas naturais, história e cultura do município.

 

Segundo Wilsinho, o Prado é uma cidade ímpar na sua história de vida e política, sempre estará em suas prioridades, como projeto de vida e político.

 

O turismo do Extremo Sul e o resgate da historia da região teve inicio na na cidade do Prado, quando o Brasil passou a conhecer a cidade por meio do seu potencial turístico.

 

 

Prado é um município brasileiro no estado da Bahia, região Nordeste do país. Localiza-se no litoral sul baiano e ocupa uma área de 1 692,1 km², sendo que 10,3 km² estão em perímetro urbano. Sua população foi estimada em 28 214 habitantes em 2021. O município constitui um relevante destino turístico sobretudo por causa de suas praias e falésias. Outros atrativos da cidade incluem os bares e restaurantes da área central, os ateliês de artesanatos e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, fundada no século XVIII.

 

 

 

História de Prado

 

O município de Prado teve como origem uma aldeia de índios descendentes dos Aymorés se estabelecido antes do ano de 1755 na margem esquerda do rio Jucuruçu, próximo à beira mar. Foi a aldeia de Jucuruçu elevada à categoria de Vila por Carta Régia de 3 de março de 1755, sendo vice-rei D. Luiz Pedro Peregrino de Carvalho Menezes de Ataíde, 10º Conde de Antagônia, que também criou município com o nome de Prado, conforme auto de ereção e criação da vila.

 

Por volta de 1884, a chegada de famílias procedentes de outros municípios motivou o progresso. Construiu-se a Casa da Câmara e abriram-se as primeiras estradas para tropas.
O topônimo, vocábulo da língua portuguesa, significa campo coberto de relva.

 

Conforme a história da Certidão de Nascimento do Brasil, foi na Praia da Barra do Cahy, no litoral norte do município de Prado, localidade situada administrativamente em terras pradenses desde 2 de agosto de 1896 -, que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou no Recife dos Carapebas ao cair da tarde daquela quarta-feira do dia 22 de abril de 1500 e na manhã no dia 23, o subcomandante da esquadra, capitão Nicolau Coelho aportou na Foz do Rio Cahy numa tentativa de estabelecer contato com os poucos índios aglomerados na praia.

 

Na manhã do dia 24 de abril, a frota navegou ao norte em busca de um pouso seguro e encontra Porto Seguro e o rio Mutari em Coroa Vermelha, tomando posse do Brasil em nome de Portugal.

 

Em 3 de março de 1755, foi criada a vila de Prado, instalada em 22 de dezembro de 1764. A criação da freguesia de Nossa Senhora da Purificação do Prado é datada de 20 de outubro de 1795, data que marca a fundação da atual paróquia.

 

Pela lei provincial nº 129, de 2 de agosto de 1886, houve a elevação à categoria de cidade. Nesse mesmo ano foram criados os distritos de Cumuruxatiba e Escondido. Contudo, este último foi desmembrado juntamente com o distrito de Jucururu para compor o município de Itamaraju pela lei estadual nº 1.509, de 5 de outubro de 1961. Pela lei estadual nº 4.838, de 24 de fevereiro de 1989, Prado cedeu mais uma parte de seu território para a criação do município de Vereda.

 

 

……………………………………….

 

Fonte: Cara&coroa/Ascom

 


JORNAL INDEPENDENTE


Siga as redes sociais