Publicado em: 26/03/2023 Atualizado:: março 26, 2023
Almir Zarfeg recepcionando o novo membro honorário da ATL, Dom Alexandre
Coube a mim a grata incumbência de fazer esta saudação a Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, que, nesta noite especial, será empossado Membro Honorário da Academia Teixeirense de Letras (ATL) pelo presidente Carlos Mensitieri.
A minha trajetória literária e cultural e a de Dom Alexandre sempre foram marcadas por convergências, sendo que a primeira delas se deu no final de 2012 em Cabo Frio, na região dos lagos do Rio de Janeiro, quando fomos empossados Membros Correspondentes da Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP), instituição presidida pelo então dramaturgo e poeta Carlos Alberto Sousa. Tratava-se de evento anual para a entrega da Medalha Personalidade – uma condecoração para as personalidades que haviam se destacado – nos diversos segmentos – no ano anterior. (Saudoso Carlos Alberto Sousa, que, antes de partir para a eternidade em 2016, foi elevado de Barão a Marquês e, após sua partida, homenageado como um dos patronos da FEBACLA.)
Naquela noite memorável fomos empossados, condecorados com a medalha e, assim, nos tornamos confrades, amigos e, já em 2013, irmãos dinásticos.
Aliás, na mesma oportunidade, recebi a Comenda da Palma Dourada, a mim concedida pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), de que Dom Alexandre era vice-presidente e da qual, tempos depois, se tornaria presidente.
Dom Alexandre daria início a uma trajetória bem-sucedida no chamado 3º Setor como presidente da FEBACLA e chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, desenvolvendo ações em prol da literatura, da cultura e da história não só no Estado do Rio de Janeiro, como em todo o Brasil e até em outros países parceiros.
De minha parte, no entanto, eu me embrenharia na seara da criação literária propriamente dita, em verso e prosa, com a consequente publicação de vários livros e a conquista de alguns prêmios…
Pois bem, o reconhecimento não tardaria a acontecer na vida de Dom Alexandre, o que já era previsível, em face de tamanha dedicação e doação à causa da cultura nacional. Alguém com estatura humanística e vocação cultural que, mais de uma década depois, nos honra com sua ilustre presença nesta sessão de posses e premiação…
Um breve olhar sobre o Dom Alexandre cidadão ou pessoa física vai nos revelar um jornalista, escritor, pesquisador e produtor cultural comprometido. E uma liderança à frente do comando da FEBACLA e como membro de dezenas de instituições acadêmicas, culturais e históricas no Brasil e no exterior.
Já a nossa curiosidade genealógica vai nos revelar um Dom Alexandre que descende de D. Gonçalo Martins Cunha Camêlo (que é descendente direto do Rei Ramiro II de Leão); chefe de nome e armas da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Rex Regum Gothorum, Príncipe e Grão-Duque da Gothia, Príncipe de Leão, Príncipe Soberano de Kastoria, Príncipe de Baranivka, Marquês de Bela, Con-de de Pombeiro, Visconde de Torres, Chefe do Conselho de Família dos Príncipes Guardiões e Protetores da Coroa Real e Imperial da Gothia, Grão-Mestre, Guardião e Moderador de todas as Ordens e Instituições de Sua Casa Real e Imperial, Reitor do Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Moderador e Guardião do Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz.
Os Quatro Cavaleiros da Gothia: Athylla, Dom Alexandre, Zarfeg e Carlos Mensitieri
Dessa maneira, nesta noite de 24 de março – mês em que celebramos o centenário do passamento do grande Rui Barbosa de Oliveira (dia 1º), o Dia Internacional da Mulher (dia 8), a data do nascimento do poeta maior e patrono-geral da ATL, Castro Alves (dia 14). Neste mesmo 24 de março – que é também o Dia Mundial de Combate à Tuberculo-se, eu lhe dou as boas-novas, Dom Alexandre!
Nesta noite em que nossas trajetórias convergem mais uma vez para o reencontro, para a celebração e a confraria, eu lhe dou as boas-vindas, meu príncipe, irmão dinástico e confrade, na minha condição de imortal e senador para o Estado da Bahia – títulos a mim concedidos pela FEBACLA – e Cavaleiro Grande Oficial, Marquês, Duque (depois elevado a Grão-Duque) e Chanceler – títulos a mim conferidos pela AUGUSTÍSSIMA CASA REAL E IMPERIAL e, sobretudo, como Titular da Cadeira 01 desta ATL…
Eu o saúdo, Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, como Membro Honorário e Imortal da ATL.
Muito obrigado!